quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Início

A capacidade organizativa de uma pessoa depende de uma série de factores: personalidade, tempo, paciência, problemas do dia-a-dia, etc., etc., etc.. Estes factores levam a que, com o tempo, tenhamos tendência a tornarmo-nos desleixados e a fazer apenas o mínimo indispensável.

A primeira coisa que qualquer pessoa diz quando confrontada com a sua própria ineficácia organizativa é: “se tivesses a minha vida verias como é complicado gerir as coisas”.

Sem dúvida que uns temos vidas mais complicadas que outros mas também temos de ter a força de vontade de promover a eficácia da nossa vida em todos os sentidos. A organização da nossa casa e da nossa vida é uma delas.

Num mesmo intervalo de tempo cada pessoa consegue fazer e desenvolver tarefas diferentes, organizadas de maneiras diferentes, mais ou menos eficazes. Quanto melhor a eficácia do método mais tarefas desenvolvidas. Não estamos aqui à procura da perfeição e sim de realização efectiva. Passar um pano húmido no lava-louças para o ter seco e limpo serve perfeitamente os propósitos de “tarefa realizada”. Já limpá-lo com todos os requintes e cuidados não pode ser uma tarefa de realização diária e sim semanal ou quinzenal senão perde-se demasiado tempo, precioso para outras tarefas.

Neste blog falarei sobre os passos a seguir para organizar o dia-a-dia (segundo o sistema Fly Lady) e postarei dicas, ideias, etc. que vou encontrando e utilizando na minha casa.

Espero que gostem.

1 comentário:

  1. Olá! Estou começando no Fly Lady, vou acompanhar suas postagens para ver se estou fazendo tudo direitinho.
    Sucesso em seu blog!
    Beijos!
    Li :)

    ResponderEliminar